quarta-feira, 17 de abril de 2013

SPOILER de Quinta: There Will Be Blood

Post por Rodrigo Enrico, revisão por Jonas Cardoso 17/04/13

O grupo 24 frames adverte: se você não quer saber sobre toda a história e acontecimentos de um filme que ainda não viu, não leia esse post! Começa agora o:


SPOILER DE QUINTA!
There Will Be Blood (Sangue Negro)





E hoje, estreando o "Spoiler de quinta", teremos um dos melhores filmes de todos os tempos (pelo menos na minha opinião): "There Will Be Blood", mais conhecido no Brasil como "Sangue Negro", filme que foi inspirado no romance Oil! escrito em 1927 por Upton Sinclair, dirigido e escrito por Paul Thomas Anderson e estrelado por ninguém menos que Daniel Day-Lewis, homem que é dono de apenas 3 Oscar's,  por esse filme e mais outros prêmios.
Sangue Negro conta a história de um homem ganancioso que trabalha como um prospector (aquele que conhece e indica terrenos metalíferos), Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que tem sua própria industria de petróleo onde trabalham vários homens e acontecem muitas desgraças, por exemplo: em uma das primeiras sequências do filme, em que um rapaz acaba morrendo em uma das perfurações das quais Daniel era dono, deixando um bebê para trás. Nosso protagonista se vê obrigado a criá-lo ou usá-lo como um "rostinho bonito" para comprar terras. Dada a sinopse, vamos começar com os spoilers.
No começo da película, quando Daniel já está poderoso e com a indústria crescendo, um rapaz chamado Paul Sunday chega em seu escritório e lhe faz uma proposta, dizendo que tem uma informação de uma terra cheia de petróleo que nunca foi explorada. Daniel o dá 500 dólares pela informação e, depois disso, Paul não aparece mais no filme.
Daniel parte para essa terra não explorada junto com seu "filho" (que, nessa fase do filme, já está com 8 anos) e encontra o pai e a família de Paul. Ele, então, oferece 5 mil dólares pela terra de Abel Sunday (pai de Paul), que não valia menos de 3 mil dólares. É aí que aparece um dos personagens principais da trama: Eli Sunday.
Eli é o "irmão gêmeo" de Paul (não se sabe ao certo se é irmão ou se era o próprio Eli). Ele quer 10 mil dólares pelas terras, mais a reforma de sua igreja (Eli era um pastor), porque ele afirmava que existia petróleo ali. Então, começa o jogo e a briga de ganâncias, tanto do lado de Daniel como do de Eli. Os dois brigam o filme inteiro e tapas e interpretações magnificas como essa não faltam:


Nessa cena, Daniel aceita ser batizado apenas para comprar a terra de um cristão. Este diz que só venderia se Daniel fosse batizado na igreja. Antes disso o filho de Daniel ficou surdo por causa de um acidente no perfurador e, por causa disso, ele enviou seu filho para Nova York, para estudar em uma escola especial. Foi esse o abandono do menino, de acordo com o que as pessoas da cidade dizia. Logo depois disso, um homem que dizia ser irmão de Daniel apareceu para poder pegar uma carona em sua fama. No começo, ele amava o irmão, ficou feliz por ter alguém de seu sangue por perto, e coisa e tal. Mas, depois que ele descobriu que era mentira, atirou na cabeça do rapaz sem hesitar. Daniel também deixou que o batizassem, porque o dono da terra de quem ele queria comprar sabia sobre o assassinato de seu irmão, mas contanto que ele fosse batizado, tudo seria perdoado.
Depois disso, a história dá um pulo de mais ou menos uns 20 anos. Daniel está velho e mora sozinho em uma mansão. Eis que recebe duas visitas inesperadas; a primeira é de seu filho, que depois de tantos anos, reencontra o pai para dizer que vai se casar e criar uma outra empresa de petróleo, sendo assim uma concorrente. Daniel fica louco e começa a xingar seu "filho", e acaba confessando: "You're a bastard from a basket" (Você é um bastardo de uma cesta).
E a segunda cena (uma das melhores do filme) é o reencontro de Daniel com Eli em sua mansão. Eli pede dinheiro para Daniel em troca de informações sobre novas terras. Daniel aceita, mas com uma condição: que Eli assumisse que era um falso profeta e Deus é uma superstição. Segue a cena:


Depois dessa cena de tamanha humilhação e ganânca, Daniel diz para Eli que as terras das quais queria vender informações já foram drenadas e não serviam pra mais nada. Nisso, Eli se entrega à ganância, ao poder do dinheiro e, segundo ele, ao diabo. Digamos que Daniel fica um pouco bravo e acaba matando Eli com um pino de boliche. E a cena:


Com essa realização de vida para Daniel, ele termina o filme acabado, com uma respiração cansativa. Seu mordomo chega no local do assassinato e lhe pergunta: "Daniel?". Então, ele fecha o filme com a frase: "I'm Finished" (eu terminei).

Sensacional, não? Para quem viu o filme, o que acharam? Deixe seu comentário!






Nenhum comentário:

Postar um comentário